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Customer Success: como fortalecer sua marca com o sucesso do cliente

Mercados mais competitivos têm exigido esforços dobrados dos gestores. Não basta crescer; é preciso fazer isso de forma sustentável, considerando o retorno de cada centavo investido. Reside aí a importância das estratégias de Customer Success (CS), que têm como objetivo a valorização da relação estabelecida com o cliente.

Em tese, toda empresa almeja construir bons relacionamentos com os seus consumidores, mas, na prática, nem todo mundo consegue dedicar a devida atenção aos processos de pós-vendas, nem usar isso como uma estratégia para aprimorar seus resultados.

Interessado em saber como é possível atuar com foco no sucesso do seu cliente? Então, continue a leitura desse post. Separamos dicas importantes sobre o assunto!

O que é Customer Success?

De forma simplificada, podemos dizer que o Customer Success é um novo conceito de pós-venda. Nesse modelo, não basta deixar o cliente satisfeito, é preciso superar suas expectativas. Mas isso não ocorrerá por acaso. O objetivo é fazer com que ele aproveite ao máximo o potencial do seu produto ou serviço e estabeleça uma relação diferenciada com a sua marca.

Parece simples, mas sabemos que, no dia a dia, nem sempre conseguimos implantar os processos necessários para promover esse tipo de aproximação. No entanto, ao adotar o CS, a proposta é que a empresa siga novas rotinas para garantir que isso aconteça. Estamos nos referindo, portanto, a uma mudança na cultura empresarial.

Como implantar na empresa?

O primeiro passo para fazer a implantação do Customer Success é reunir o máximo possível de informações sobre o comprador. O profissional (ou a equipe) responsável por fazer o pós-venda precisa entender melhor a experiência do cliente e agir sobre ela. Ou seja, vai garantir o suporte necessário para aquele consumidor.

Mais do que acompanhar de perto todo o processo de compra e uso do produto, é essencial que haja uma postura proativa da empresa para se antecipar às necessidades do cliente, apresentando soluções reais para resolver as eventuais dificuldades.

Pense nisso: é preciso ter alguém na linha de frente cuidando com mais atenção daquele cliente, mas toda a empresa tem que estar orientada para trabalhar em prol da plena satisfação do consumidor.

Uma boa dica para assegurar acesso às informações adequadas é fazer uso das plataformas digitais, importantes para ajudar a empresa a segmentar corretamente a sua base de clientes.

Quais as vantagens obtidas com a implantação?

Quem tem optado pela adoção do Customer Success garante que os resultados da operação melhoram em todos os sentidos. Primeiro, porque com mais compreensão sobre as reais necessidades do cliente, há um aprimoramento da gestão do negócio como um todo.

Segundo, ao orientar os processos para os clientes fiéis, as empresas geralmente faturam mais. É que, comprovadamente, esse grupo representa a maior parcela das vendas. Bem atendidos, esses consumidores não apenas tendem a aumentar o ticket médio e/ou a frequência de compra, como também se tornam defensores das marcas.

Se você ainda tem dúvidas sobre a importância da adoção do Customer Success, preste atenção nesse dado: conquistar um novo cliente custa cinco vezes mais do que manter os atuais! Quem já entendeu que, para ter uma empresa bem-sucedida, é preciso avaliar bem os seus indicadores-chave (KPIs), sabe como é importante hoje atuar em prol da redução do CAC – Custo de Aquisição por Cliente.

O Customer Success é a garantia de que o crescimento da empresa vai ocorrer de forma realmente saudável. Quer saber mais sobre como é possível aumentar seus resultados de forma sustentável e consistente? Siga nossas redes sociais para obter mais dicas sobre o assunto.

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