Voltar ao Topo

Blog corporativo: por que ter um CMS?

Se você pensa em criar um blog corporativo, mas não tem conhecimento suficiente de informática, uma boa opção é usar um CMS — sigla em inglês para Content Management System, que significa sistema de gestão de conteúdo.

Além da criação, um software de CMS possibilita gerenciar o conteúdo de um blog com facilidade. Veja aqui quais são as principais vantagens de uma ferramenta de CMS e conheça as opções disponíveis no mercado.

Por que criar um blog corporativo?

Um blog é um dos principais pontos de contato entre seu negócio e um cliente potencial, sendo indispensável para o desenvolvimento de uma estratégia de marketing de conteúdo. Ao agregar todo material produzido pela sua empresa em um só lugar, você ajuda a educar quem o acessa e constrói autoridade em sua área de atuação.

De acordo com a pesquisa "Tendências do Marketing de Conteúdo 2016", as empresas que publicam conteúdo num blog recebem 370% vezes mais visitas e converte 130% mais visitantes em leads.

Dos 2.725 participantes do estudo, 61,7% declararam ter um blog corporativo. Ele é uma das ferramentas mais adotadas, só perdendo para as redes sociais.

Como criar o blog para sua empresa?

Antigamente, se você quisesse montar um blog corporativo, era preciso aprender HTML ou Javascript e alguma linguagem de programação. Isso, é claro, dificultava muito a vida de quem não tinha esse tipo de conhecimento.

Foi nesse contexto que surgiram os CMS, sistemas de gestão de conteúdo que auxiliam bastante na construção de um blog e dispensam o domínio da parte técnica da ferramenta. Em 2001, foi lançado o Drupal. Dois anos depois, foi a vez do Wordpress e, em 2005, a do Joomla.

Em linhas gerais, um CMS é composto por uma estrutura básica que pode ser customizada de forma intuitiva. É possível preencher os campos com o conteúdo que interessa a você e, se for o caso, ir mais além na manipulação dessa estrutura.

Quais as vantagens de usar um CMS?

Facilidade para atualizações

A maioria dos comandos são intuitivos, e você aprende a utilizar um CMS com facilidade.

Personalização

Usando plugins, widgets e temas disponíveis, é possível personalizar seu blog da maneira que desejar.

Acompanhamento das estatísticas

Acompanhe números como visitação e frequência de conteúdo para saber quais as melhores maneiras de gerir seu blog.

SEO

Sites corporativos que contam com blogs têm mais links indexados pelos buscadores, o que ajuda no ranqueamento. Por isso, é comum dizerem que conteúdo é o novo SEO.

Qual ferramenta usar?

Entre as opções disponíveis no mercado, o Wordpress é hoje o CMS mais utilizado no mundo: além de gratuito, ele tem uma instalação muito rápida. Em segundo lugar, aparece o Joomla.

Mais completo e complexo de ser usado do que seus concorrentes, o Drupal vem apresentando um considerável aumento no número de usuários. Ele traz facilidades e vantagens que o tornam especialmente atrativo para as estratégias de marketing.

Agora que você já conhece as vantagens do uso do CMS, o que está esperando para montar seu blog corporativo?  Avalie os pontos positivos e negativos de cada uma das ferramentas e invista em um blog para desenvolver sua estratégia de marketing de conteúdo.

Você curtiu este post sobre CMS? Saiba também quais métricas avaliar nas redes sociais e aprimore sua presença na internet. 

O que achou? Faça o seu comentário. ;)