Voltar ao Topo

Por que o CMS Drupal deve ter integrações com plugins, temas e widgets?

Para aqueles que conhecem o CMS Drupal, sua versatilidade para a construção de diversas ferramentas baseadas na web é tão clara quanto sites, blogs, CRMs, dentre outros, já que se trata de uma plataforma altamente personalizável.

No entanto, é importante notar que, além das ferramentas internas da plataforma, existem também widgets, temas e plugins, que podem ser adicionados pelo usuário, expandindo a gama de ferramentas disponíveis para seu desenvolvimento. Por meio dos módulos para Drupal, é possível obter novos recursos e obter mais opções para seu desenvolvimento.

Para isso, é interessante conhecer quais são os melhores e mais populares módulos para Drupal e suas funcionalidades. Listamos alguns dos módulos que você deve conhecer para utilizar melhor os recursos da plataforma. Confira!

Módulos do CMS Drupal que você deve conhecer

Quando tratamos das funcionalidades do CMS Drupal, é interessante perceber que muitas funções estão disponíveis out-of-the-box. Ou seja, são nativas da ferramenta e estão acessíveis logo depois de sua instalação.

Para recursos mais avançados ou que ainda não existem no core da plataforma, os módulos são a solução. Abaixo listamos alguns dos mais interessantes módulos para Drupal 8:

Admin Toolbar

Um dos módulos mais utilizados dentro da versão 8 do Drupal, o módulo Admin Toolbar, adiciona mais facilidade e acessibilidade à barra administrativa da plataforma.

Por meio de uma interface mais intuitiva e com menus expansivos, esse módulo faz com que seja possível realizar tarefas administrativas e utilizar ferramentas avançadas do Drupal de forma mais rápida e descomplicada, oferecendo mais praticidade e usabilidade para os usuários.

Também é possível adicionar um módulo complementar ao Admin Toolbar, o Admin Toolbar Extra Tools, que expande ainda mais as ferramentas disponíveis para a administração do CMS Drupal.

Linkit

Quem trabalha com marketing digital sabe da importância de criar links de saída dentro de um conteúdo, tendo em vista tanto a usabilidade do usuário, que passará a navegar de forma mais intuitiva e aprofundada, quanto para otimização SEO, tendo em vista que o Google e outras ferramentas de busca privilegiam esse tipo de estrutura.

Por isso, o módulo Linkit é bastante interessante e facilita o trabalho de construção de links internos e externos: ele permite que o usuário crie links para outros conteúdos da própria plataforma (links internos) ou para outras páginas (links externos) sem que seja necessário digitar o caminho todo, já que ele possui um intuitivo recurso autocompletar.

Com ele, é possível criar links internos mais naturais e que oferecem melhor usabilidade, mas também permitir links externos sem que seja necessário copiar e colar o link ou mesmo ter todo o caminho decorado.

Blog

Fundamental para quem deseja desenvolver uma estratégia de inbound marketing ou apresentar conteúdos para seus clientes, prospects, leads ou mesmo na intranet, o módulo Blog, que anteriormente era uma ferramenta interna do Drupal, passou a ser um opcional na versão 8 da plataforma.

Visando oferecer melhor desempenho e usabilidade, o módulo de Blog permite que o usuário configure diversos elementos importantes de sua plataforma de posts, tornando o acesso mais aprofundado e com mais opções para o administrador.

Esses são alguns dos módulos para o CMS Drupal que você deve conhecer. Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com seus amigos nas redes sociais ou comente neste post e nos conte a sua experiência!

O que achou? Faça o seu comentário. ;)