Voltar ao Topo

Redação Web: 9 dicas para melhorar os seus textos

É preciso ter mais do que uma boa escrita para redigir um texto para web.  Atualmente, com a presença rotineira da internet, a escrita on-line deve ser estudada e praticada.

Para profissionais que utilizam ferramentas de redação on-line, é imprescindível saber escrever de forma técnica. Um bom posicionamento e argumentos convincentes são vitais para atrair mais leitores e ter mais credibilidade para sua empresa.

Confira 9 dicas para uma ter uma boa redação web:

1. Fique atento à retirada de trecho

O texto ultrapassou o limite de linhas, tem que ser cortado. Faz-se reajustes aqui e ali e no final acaba esquecendo de reler novamente, e analisar a coerência. E é nessa parte que acaba surgindo frases como “confira aqui dicas que faz as vendas aumentar”. Pode parecer exagero, mas isso acontece e é mais comum do que você pensa.

Dessa forma, ao excluir informações é necessário que retorne ao início da composição para corrigir possíveis erros de concordância.

2. Escreva de forma simples

Guarde as palavras rebuscadas, melhor dizendo, as palavras um pouco mais aprimoradas, para uma outra oportunidade.

Pense sempre em um leitor em formação, nunca em um acadêmico ou técnico no assunto. Logo, escrever de maneira simples facilita a compreensão do público.

3. Use o dicionário ou consulte fontes confiáveis

É comum surgirem dúvidas sobre a grafia correta de algumas palavras enquanto escrevemos uma redação. E para evitar erros indesejáveis é sempre bom consultar uma fonte (confiável) para suprir as dúvidas.

4. Cuidado com a repetição dos termos

É necessário que utilize a palavra-chave em diferente partes do texto, entretanto, fique atento ao exagero, excessos tornam a leitura cansativa. Sendo assim, sempre tenha em mãos sinônimos de palavras ou expressões que vão ser utilizados ao longo de sua escrita.  

5. Atrair o leitor

Lembre-se sempre, o seu leitor tem uma série de outros afazeres quando acabar a leitura. Não espere que textos grandes e sem atrativos deixe-o navegando em sua plataforma.  Por isso, use recursos como imagens, palavras grifadas e divisão em blocos de interesse. Estratégias que vão ajudar que os acessos sejam completos e continuem.  

6. Lembre-se do SEO

Atente-se a algumas orientações básicas para atender ao Search Engine Optimization (SEO).

Palavras-chave são essenciais para que mecanismos de busca localizem e ranqueiem o texto.Tenha atenção para não cometer excessos, as coloquem no título, introdução e no último parágrafo. Tudo bem, caso elas apareçam em outras partes do conteúdo, mas não transforme o essencial em repetitivo.

Use links internos que levam para outros conteúdos dentro de sua plataforma, se for o caso, faça ligações com outras páginas confiáveis e com boas fontes de conteúdo. Assim, cada vez mais usuários terão acesso ao trabalho.

Título é o primeiro contato que o leitor terá com o seu trabalho, seja criativo e crie chamadas atrativas. Tente usar aproximadamente 70 caracteres para construí-lo.  

7. Conheça o seu leitor

    É fundamental saber quem está por trás das telas, buscando conteúdo. Tente sempre responder perguntas como: Quem é o público que acessa esse tipo de conteúdo? Do que eles gostam? O que posso melhorar de acordo com as solicitações que recebo?    Atente-se ainda ao perfil do consumidor 2.0, e busque sempre uma identificação com seus leitores.

8. Siga uma estrutura

    Não é conversa fiada aquela história de montar um texto com introdução, desenvolvimento e conclusão. Essa “receita de bolo” é fundamental para coerência do seu trabalho.

    Faça uma introdução que convença o leitor de continuar a leitura, use sentenças estimulantes, aguce a curiosidade do seu público. Para o desenvolvimento use hiperlinks, o texto além de ficar mais organizado, facilita a leitura. Para a conclusão, faça uma rápida retomada das ideias principais do texto.

9. Leia

Para o desenvolvimento de um bom texto web é necessário a união de informações sobre determinado tema. Assim sendo, é evidente que para escrever bem a leitura tem que ser constante, visando aumentar o repertório de informações do redator.

Seguindo essas dicas simples você vai conseguir transmitir a sua ideia e ainda captar possíveis leads, que vão se interessar pelo seu produto ou serviço através de uma redação web bem elaborada. Domine as informações, transformem-nas em conteúdo claro e de fácil entendimento para o leitor, use as  dicas do post de hoje e boa produção.

Quer acompanhar todas as nossas dicas e textos? Então, siga-nos nas redes sociais: estamos no Facebook e LinkedIn!

O que achou? Faça o seu comentário. ;)