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Conectados, atentos e cada vez com menos tempo, esse é o perfil dos consumidores online da maioria dos produtos encontrados no mercado. Para auxiliar na organização, categorização e disponibilizar informações precisas ao usuário existe a arquitetura de informação, também conhecido pela sigla AI.
Há mais de uma década, precisamente em 1997, o arquiteto e designer Richard Saul Wurman, pioneiro na prática de tornar a informação compreensível, definiu que é de extrema importância a preocupação da relação entre o usuário com o sistema. Com a velocidade do fluxo de informações e bombardeio de imagens, a grande chave da questão é ser compreendido no meio virtual. E é aqui que a arquitetura da informação faz total diferença.
Para entender e conhecer esse conceito e seus benefícios para o seu negócio, continue a leitura. Você vai descobrir o que é a arquitetura da informação e como ela pode te ajudar a atingir os seus objetivos, seja ganhando posições em motores de busca ou influenciando suas vendas.
Conhecendo mais sobre a AI
A principal utilidade da AI é conseguir tornar algo complexo e difícil de ser compreendido em uma experiência clara e simples. Os responsáveis por organizar a informação precisam entender o usuário, considerando suas reais necessidades e oferecer uma estrutura que atenda às suas expectativas. Assim, o objetivo de colocar o usuário em primeiro lugar vai ser atingido.
É preciso entender que a Arquitetura de Informação foca na organização e na estrutura do conteúdo disponível da melhor maneira possível. Seja em um site, nas redes sociais, ou qualquer conteúdo impresso: o usuário precisa compreender a sua mensagem.
Na AI, você deve se atentar em como o seu site ou blog está organizado e como e onde estão dispostos em sua página. Basicamente, você deve pensar em: navegação, estrutura, posicionamento, disposição de conteúdos e elementos globais. A experiência do usuário é única, portanto, planeje e uso ao máximo da arquitetura da informação.
Em um ambiente de informação não planejado, o usuário ficará perdido entre tantos links disponíveis e poderá sair da página sem as informações que necessita. No entanto, o investimento em AI, deixará uma página com os objetos de conteúdos especificados seja para empregados, fornecedores ou clientes e a certeza que o seu público será assistido.
Usabilidade
Conte sempre com a usabilidade, que não é restrita somente a arte de “tornar mais fácil de usar”, ela vem para enfatizar os tributos mais importantes para seus usuários:
Na prática:
A AI vai te ajudar a criar estruturas de conteúdos que sejam utilizáveis e viáveis, mesmo com informações muito complexas e densas. Os arquitetos de informação utilizam de ferramentas como: testes de usabilidade, pesquisa de persona, por exemplo, para entender as respostas do seu público sobre o seu conteúdo. A partir daí é possível criar ferramentas e estratégias para alcançar os efeitos desejados.
As pessoas visitam o site, inicialmente, para resolver o seu problema se a experiência não for satisfatória, ela pode desistir logo no início e não mais buscar respostas no seu site. Busque sempre uma interação produtiva entre usuário e sistema, as tarefas vão ser realizadas com menos esforços e a experiência se tornará mais agradável. Portanto, vale a pena investir na boa estratégia, sempre prezando pela boa experiência do consumidor.
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