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Por que pensar na arquitetura da informação ao desenvolver o seu site?

Conectados, atentos e cada vez com menos tempo, esse é o perfil dos consumidores online da maioria dos produtos encontrados no mercado. Para auxiliar na organização, categorização e disponibilizar informações precisas ao usuário existe a arquitetura de informação, também conhecido pela sigla AI.   

 Há mais de uma década, precisamente em 1997, o arquiteto e designer Richard Saul Wurman, pioneiro na prática de tornar a informação compreensível, definiu que é de extrema importância a preocupação da relação entre o usuário com o sistema. Com a velocidade do fluxo de informações e bombardeio de imagens, a grande chave da questão é ser compreendido no meio virtual. E é aqui que a arquitetura da informação faz total diferença.

 Para entender e conhecer esse conceito e seus benefícios para o seu negócio, continue a leitura. Você vai descobrir o que é a arquitetura da informação e como ela pode te ajudar a atingir os seus objetivos, seja ganhando posições em motores de busca ou influenciando suas vendas.

Conhecendo mais sobre a AI

A principal utilidade da AI é conseguir tornar algo complexo e difícil de ser compreendido em uma experiência clara e simples. Os responsáveis por organizar a informação precisam entender o usuário, considerando suas reais necessidades e oferecer uma estrutura que atenda às suas expectativas. Assim, o objetivo de colocar o usuário em primeiro lugar vai ser atingido.

É preciso entender que a Arquitetura de Informação foca na organização e na estrutura do conteúdo disponível da melhor maneira possível. Seja em um site, nas redes sociais, ou qualquer conteúdo impresso: o usuário precisa compreender a sua mensagem.

Na AI, você deve se atentar em como o seu site ou blog está organizado e como e onde estão dispostos em sua página. Basicamente, você deve pensar em: navegação, estrutura, posicionamento, disposição de conteúdos e elementos globais. A experiência do usuário é única, portanto, planeje e uso ao máximo da arquitetura da informação.

Em um ambiente de informação não planejado, o usuário ficará perdido entre tantos links disponíveis e poderá sair da página sem as informações que necessita. No entanto, o investimento em AI, deixará uma página com os objetos de conteúdos especificados seja para empregados, fornecedores ou clientes e a certeza que o seu público será assistido.

Usabilidade

Conte sempre com a usabilidade, que não é restrita somente a arte de “tornar mais fácil de usar”, ela vem para enfatizar os tributos mais importantes para seus usuários:

  • Facilidade de aprendizagem: interação logo na primeira vez que o usuário utiliza o sistema, exigindo pouco treinamento;
  • Facilidade de memorização:o usuário deve se lembrar de como utilizar a plataforma depois de algum tempo, sem precisar aprender novamente;
  • Aumentar a produtividade: interface deve permitir que as tarefas sejam realizadas de forma rápida e eficiente;
  • Satisfação subjetiva: o sistema deve dar confiança e segurança.

Na prática:

A AI vai te ajudar a criar estruturas de conteúdos que sejam utilizáveis e viáveis, mesmo com informações muito complexas e densas. Os arquitetos de informação utilizam de ferramentas como: testes de usabilidade, pesquisa de persona, por exemplo, para entender as respostas do seu público sobre o seu conteúdo. A partir daí é possível criar ferramentas e estratégias para alcançar os efeitos desejados.

As pessoas visitam o site, inicialmente, para resolver o seu problema se a experiência não for satisfatória, ela pode desistir logo no início e não mais buscar respostas no seu site. Busque sempre uma interação produtiva entre usuário e sistema, as tarefas vão ser realizadas com menos esforços e a experiência se tornará mais agradável. Portanto, vale a pena investir na boa estratégia, sempre prezando pela boa experiência do consumidor.

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