- São Paulo, Brasil
- +55 11 4873-1108
- contato@intelectua.com.br
O mercado tecnológico está cada vez mais competitivo. Nesse cenário, atender ao público com uma boa capacidade de criação e prezar pela entrega de produtos com qualidade é essencial.
Trabalhar com metodologias ágeis vai te ajudar a fazer o essencial, e ainda melhorar, seu produto ou serviço será um diferencial na concorrência. Cliente satisfeito, previsibilidade, pontualidade, transparência e um resultado final de alta qualidade são algumas vantagens de adotar metodologia ágil.
Segundo a Gartner Group, empresa líder em consultoria e pesquisa, aproximadamente 75% das empresas de TI estão utilizando os métodos ágeis. Para entender um pouco mais sobre o assunto, acompanhe o post de hoje.
O que são as metodologias ágeis?
Brevemente, elas são uma alternativa aos métodos que foram por muito tempo, considerados tradicionais. Possuí uma abordagem interativa, além de dinâmica diferenciada para entrega de software. Como isso ocorre? Ela cria um software que funciona desde o início do projeto, em vez de tentar entregar tudo de uma vez perto do final.
Calma, pode parecer um pouco complexo, mas depois de entendido, tudo funciona bem. As metodologias ágeis surgiram em 2001, com o Manifesto Ágil, uma ideia desenvolvida por vários engenheiros de software, programadores e outras profissionais importantes da área, que descobriram maneiras inovadoras de desenvolver um software, que valoriza os seguintes princípios:
Para entender as metodologias ágeis, você precisa saber que ela rompe com a maneira tradicional de gestão que acompanha uma linearidade na hora de desenvolver projetos. Ou seja, esqueça aquilo de só começar uma nova etapa, quando a anterior for encerrada.
As metodologias ágeis propõem um novo modelo de gerenciamento de projetos, que não se “preocupam” com a linearidade, mas levam outras características em consideração. O principal, é o diálogo entre as diversas etapas e pessoas envolvidas em cada etapa.
Benefícios e vantagens das metodologias ágeis
As vantagens em adotar as metodologias ágeis para sua empresa são muitas. A flexibilidade é uma delas, trazendo uma resposta mais rápida a possíveis alterações que apareçam. Se algum problema for encontrado no meio do caminho, não é necessário recomeçar todo o projeto.
Esse modelo faz com que todos os envolvidos estejam informados no processo de desenvolvimento. O que representa uma grande mudança na capacidade da empresa em obter um software de melhor qualidade para o mercado, isso tudo de forma rápida. A colaboração e a comunicação são tão importantes quanto a tecnologia e, como esse método permite interpretações, ela pode ser adaptada e modificada para se adequar a organizações de todos os tamanhos e tipos.
Para se adaptar às mais diversas empresas e necessidades existem os frameworks, que são tipos de métodos ágeis. É interessante saber que o que faz de um deles melhor que o outro é a adequação ao que o seu projeto precisa. Os principais e mais utilizados são: XP, Scrum, Kanban e MSF. Damos prosseguimento ao conteúdo, apresentando cada um deles:
As metodologias ágeis necessitam de um planejamento muito menor, em comparação aos métodos mais antigos. Ela assume que as necessidades dos usuários finais estão mudando sempre em um mundo dinâmico de negócios e da tecnologia da informação.
Além disso, tanto os desenvolvedores do sistema quanto os interessados, acreditam que esse método é capaz de fornecer mais liberdade de tempo e opções comparado ao desenvolvimento do software de forma rígida.
Portanto, na hora de escolher qual a melhor metodologia para lidar com o seu projeto, opte pelas metodologias ágeis. Entre tantos benefícios, como flexibilidade, agilidade e foco no desenvolvimento do software, ela fornece uma forma de trabalho muito organizada e interativa. Podendo inclusive, contribuir para um ambiente de trabalho mais amigável.
Quer acompanhar mais dicas como essa? Então segue a gente nas redes sociais. Conheça nosso Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube.
O que achou? Faça o seu comentário. ;)