Voltar ao Topo

Identidade corporativa: o que é e por que minha empresa precisa ter uma?

Independente do tamanho da empresa, a construção e a manutenção de uma identidade corporativa é fundamental para a relação com clientes e colaboradores. Ela é o conjunto de elementos que faz com que uma organização seja especial e única.

Pode-se afirmar que a identidade corporativa é a personalidade do negócio. Englobando desde os valores até as ações de marketing, a abordagem de vendas, os elementos visuais e assim por diante.

Este conjunto representa o que a organização quer transmitir — tanto para seus clientes quanto para seus colaboradores. Ele precisa ser bem fundamentado e gerar fácil reconhecimento.

Pensando nisso, listamos algumas informações sobre identidade corporativa, a sua importância e como elaborar uma. Vamos lá!

Entenda a importância da identidade corporativa

Fazer com que os clientes e colaboradores saibam o que esperar da organização com base em uma relação de assimilação: este é o principal motivo para criar uma identidade corporativa. Aliar os valores da empresa, considerando o público-alvo, com as ações tomadas cria confiança — elemento fundamental de destaque.

Imagine uma hipótese em que uma empresa que possui o discurso de valorização da diversidade sexual, por exemplo, elabora uma campanha de marketing, com foco nas redes sociais, com teor homofóbico.

Esse posicionamento será visto como dissonante, certo? Afinal, a organização foi contra um valor pré-estabelecido, tanto para os seus clientes quanto para seus colaboradores.

Analise a sua trajetória e público

É importante entender que a identidade corporativa não se limita apenas aos aspectos visuais. Na verdade, a partir do entendimento de alguns elementos, como a história da organização e o público-alvo, as escolhas estéticas são posteriormente estabelecidas.

As pessoas que se relacionam com o negócio e as ações tomadas ao longo da trajetória dizem muito sobre a identidade corporativa. Por isso, compreender o percurso da companhia ou, caso seja uma nova empresa, os valores que deseja transmitir é vital em diversos níveis. 

Uma organização que decide criar uma linha de produtos sustentáveis para mulheres, por exemplo, provavelmente vai encontrar maior receptividade do público e dos próprios colaboradores, caso já possua um histórico que contemple esses elementos.

A identidade corporativa auxilia e sustenta a naturalidade de qualquer ação organizacional. O lançamento de um novo produto, a criação de uma campanha, dentre outros, deve ser coeso com os valores do negócio e com o público.

Elabore uma identidade visual  

A parte visual só pode ser criada após essa primeira etapa de autoconhecimento. Ao entender o histórico e o público, pontos como logotipo, paleta de cores e tipografia são estabelecidos. Dessa forma, a mensagem é transmitida com maior assertividade.

O logo é um dos elementos que compõem a identidade corporativa. Ele deve representar visualmente todos os valores da empresa de forma a interagir, de maneira orgânica, com o público-alvo.

A atenção à paleta de cores e à tipografia não deve ser limitada ao logotipo, mas considerada em todos os materiais da empresa — sejam eles campanhas online, ponto de venda, roupa de funcionários etc.

A personalidade da organização compreende desde o histórico e os elementos de discurso, como valores e missão, passando por quem é e o que o público-alvo espera da empresa, até o conjunto visual.

As informações sobre identidade corporativa foram úteis? Acompanhe nossas demais postagens nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Twitter, no LinkedIn e no YouTube.

O que achou? Faça o seu comentário. ;)